Melhores Livros de Marketing

Fernanda Campos de Medeiros

Melhores Livros de Marketing

Seja para profissionais, estudantes da área ou empreendedores buscando conhecimento na área, os melhores livros de marketing são essenciais.

Muitas pessoas pensam que marketing significa fazer propaganda para vender mais. Mas na verdade está muito longe disso.

O marketing é a ponte entre as empresas e os seus clientes e, por meio de boas estratégias, vendem-se causas, ideias e valores.

Para isso essa ciência é muito complexa, cheia de assuntos diferentes e complexos a serem desbravados para a compreensão e correta aplicação das diversas ferramentas existentes.

Então, é essencial que os estudiosos explorem tanto as obras clássicas mais antigas quanto também os títulos mais modernos, que trazem inovações e conceitos atuais.

A junção das informações existentes nessas obras faz com que os olhos dos leitores se abram para novas possibilidades e pontos de melhoria.

Mas quais são os melhores livros de marketing que agregam conhecimentos importantes aos leitores? Continue lendo este texto para saber quais são eles.

Melhores Livros de Marketing em 2024

Marketing 4.0Marketing 4.0Uma abordagem das principais transformações do marketing nos dias atuais28% OFFR$ 42,94 na Amazon
Os 10 pecados mortais do marketing: Sintomas e soluçõesOs 10 Pecados Mortais do MarketingAprenda a identificar as maiores falhas do marketing e a corrigi-las20% OFFR$ 39,90 na Amazon
Isso é Marketing: Para ser Visto é Preciso Aprender a EnxergarIsso é MarketingUm livro que traz muito mais do que estratégias22% OFFR$ 55,24 na Amazon
Confissões de um publicitárioConfissões de um PublicitárioTão relevante que deveria ser lido por todas as pessoas24% OFFR$ 56,92 na Amazon
A Bíblia do Marketing DigitalA Bíblia do Marketing DigitalMelhor guia para quem depende da aplicação do marketing online13% OFFR$ 80,03 na Amazon
Marketing Digital na PráticaMarketing Digital na PráticaUma abordagem para utilizar com qualquer tipo de empresa e produto21% OFFR$ 70,72 na Amazon
NeuromarketingNeuromarketingAplicação da neurociência juntamente com as estratégias de marketing18% OFFR$ 73,57 na Amazon
Venda à mente, não ao clienteVenda à Mente, não ao ClienteCarregado de conhecimentos científicos, deveria ser lido por todas as pessoas17% OFFR$ 59,90 na Amazon
Influencer: Construindo sua marca pessoal na era das mídias sociaisInfluencerEssencial para os profissionais que trabalham com redes sociais24% OFFR$ 56,68 na Amazon
Video Marketing: como usar o domínio do vídeo nos canais digitais para turbinar o marketing de produtos, marcas e negóciosVideo MarketingUm livro específico, essencial para quem trabalha com vídeo marketing17% OFFR$ 74,11 na Amazon

1. Marketing 4.0

Uma abordagem das principais transformações do marketing nos dias atuais

Marketing 4.0: Do tradicional ao digital

  • Autores: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan
  • Capa comum: 208 páginas
  • Editora: Editora Sextante; 1ª edição (8 agosto 2017)

Iniciando a nossa lista de livros de marketing, temos uma obra de Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno. Nessa obra, ele traz informações essenciais para a aplicação dessa área nos dias atuais.

Em uma obra anterior o autor mostrou as primeiras transformações sofridas pelo marketing, que passou de voltado ao produto, para os consumidores e, então, para as pessoas.

Então esse livro, escrito juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan é focado na passagem das fases anteriores para o marketing digital, ou seja, o 4.0.

É inegável que as tecnologias modernas e, sobretudo a internet transformaram a forma como as pessoas vivem e se comportam.

E essas transformações se estendem também ao marketing, que agora exige a adoção de novas ferramentas, práticas e métricas.

É um livro incrível e que deve ser lido por todos que estão nesse ramo, sendo super recomendado por alguns como o melhor livro de marketing digital.

2. Os 10 Pecados Mortais do Marketing

Aprenda a identificar as maiores falhas do marketing e a corrigi-las

Os 10 pecados mortais do marketing: Sintomas e soluções

  • Autor: Philip Kotler
  • Capa comum: 144 páginas
  • Editora: Editora Sextante; 1ª edição (4 fevereiro 2019)

O fracasso de produtos, serviços e, consequentemente das empresas é uma realidade e, parte disso se deve a campanhas de marketing ineficientes.

Então, nesse livro Philip Kotler traz respostas para muitos questionamentos. Isso faz desse um dos melhores títulos para orientar a aplicação correta de estratégias visando obter bons resultados.

Ao longo dos capítulos ele apresenta ao leitor os 10 pecados mortais do marketing, citando exemplos e ideias. E o melhor é que o autor traz também a solução para cada item apresentado.

Entre as estratégias que o autor ensina nesse livro estão: focar no cliente, estudar a concorrência, cultivar bons relacionamentos, planejar de forma eficiente, construir uma marca forte e aproveitar os recursos tecnológicos ao máximo.

Depois de concluir esse livro você terá uma ideia muito mais clara do que é o marketing, para que ele serve exatamente e como desenvolver as melhores estratégias para otimizar os resultados.

3. Isso é Marketing

Um livro que traz muito mais do que estratégias

Isso é marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar

  • Autor: Seth Godin
  • Capa comum: 288 páginas
  • Editora: Editora Alta Books; 1ª edição (17 junho 2019)

De acordo com Seth Godin, os profissionais mais bem-sucedidos sabem como usar o marketing não para solucionar um problema da empresa, mas sim dos seus clientes.

O principal intuito do marketing deve ser apresentar aos consumidores soluções para os seus problemas e, assim mostrar que o mundo pode ser muito melhor com os produtos em questão.

De maneira simplificada, é preciso mostrar aos clientes que eles realmente necessitam dos produtos da empresa.

Mas para a prática de marketing eficiente e poderoso, o profissional deve saber usar a sua generosidade, empatia e fazer um trabalho emocional minucioso.

Esse é um livro que tem muita emoção e mostra aos profissionais como eles mesmos podem trabalhar para o seu sucesso e, ao mesmo tempo oferecer oportunidades às empresas e soluções aos clientes delas.

4. Confissões de um Publicitário

Tão relevante que deveria ser lido por todas as pessoas

Confissões de um publicitário

  • Autor: David Ogilvy
  • Capa comum: 252 páginas
  • Editora: Bertrand Brasil; 1ª edição (26 julho 2011)

“Confissões de um publicitário” é um livro importante, que traz informações essenciais para todos aqueles que estão em busca das melhores estratégias para exercer a arte da comunicação e o marketing.

Esse livro pode ser lido por qualquer pessoa, não apenas por aquelas que se relacionam diretamente à área em questão.

Basicamente o leitor vai encontrar conhecimentos primordiais, tanto teóricos quanto práticos para a aplicação no marketing.

5. A Bíblia do Marketing Digital

Melhor guia para quem depende da aplicação do marketing online

A Bíblia do Marketing Digital

  • Autor: Cláudio Torres
  • Capa comum: 352 páginas
  • Editora: Novatec ; 2ª edição – Atualizada e ampliada (22 novembro 2018)

“A Bíblia do Marketing Digital” é essencial aos profissionais, estudantes e empreendedores que dependem do marketing de alguma maneira.

O livro tem função de guia, onde se apresentam as melhores maneiras de usar a internet e outras tecnologias para o marketing, publicidade e a comunicação online.

Ao longo das suas páginas o autor vai apresentando ao leitor as melhores estratégias a serem utilizadas e, também traz roteiros práticos para a aplicação prática dos conhecimentos introduzidos.

Ao escrever esse título o autor considerou a necessidade de direcionar a obra a qualquer pessoa que precise da internet para empreender.

Ou seja, ele pode ser útil tanto para profissionais do marketing quanto para empreendedores e gestores de empresas de qualquer porte, sejam elas antigas ou recentes.

Devido à riqueza de detalhes contidos nesse livro, muitos professores o utilizam para criar aulas e materiais teóricos aos seus alunos.

6. Marketing Digital na Prática

Uma abordagem para utilizar com qualquer tipo de empresa e produto

Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos

  • Autor: Paulo Faustino
  • Capa comum: 344 páginas
  • Editora: DVS ; 1ª edição (22 maio 2019)

Como o próprio nome sugere, esse livro é focado em fornecer informações importantes sobre como aplicar as principais ferramentas do marketing de forma estratégica, visando melhores resultados.

O autor mostra como aproveitar ao máximo as principais ferramentas e plataformas disponíveis e, utilizar conhecimentos teóricos para obter sucesso com os clientes.

Os temas abordados nesse livro podem ser aplicados em qualquer tipo de negócio e, também, a qualquer produto.

Por isso, essa obra é mais um entre os livros de marketing que não podem faltar nas prateleiras de quem está preocupado com a utilização adequada das estratégias de marketing digital.

7. Neuromarketing

Aplicação da neurociência juntamente com as estratégias de marketing

Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores

  • Autor: Darren Bridger
  • Capa comum: 304 páginas
  • Editora: Autêntica Business; 1ª edição (13 dezembro 2018)

Marketing se relaciona diretamente com a mente humana e, por isso, o neuromarketing vem ganhando cada vez mais destaque.

Nesse livro o autor mostra aos seus leitores como conhecer essas armas pode ajudar a melhorar o engajamento dos clientes e aumentar a capacidade de uma empresa influenciar mais os consumidores.

Aqui são apresentados tanto conhecimentos teóricos avançados quanto aplicações práticas muito úteis no dia a dia de qualquer empresa que queira conquistar cada vez mais os seus clientes.

8. Venda à Mente, não ao Cliente

Carregado de conhecimentos científicos, deveria ser lido por todas as pessoas

Venda à mente, não ao cliente: Como aplicar a neurociência para negociar mais falando menos

  • Autor: Jürgen Klaric
  • Capa comum: 240 páginas
  • Editora: Planeta Estratégia; 1ª edição (24 novembro 2017)

Um dos principais conceitos do marketing diz respeito ao convencimento. Bons vendedores conhecem estratégias para convencer as pessoas de que elas necessitam dos produtos.

Isso se aplica também ao marketing e, quando os profissionais conseguem melhorar as suas estratégias e foco, gastam menos energia e convencem mais.

Esse é mais um entre os melhores livros de marketing que trazem a neurociência como complementar às estratégias do marketing.

Sendo assim, é preciso conhecer profundamente as características mentais do ser humano para que seja possível aplicar boas ferramentas que levem ao convencimento.

Esse é um livro carregado de conhecimento científico, voltado não somente para técnicas de venda, mas que mostra às pessoas como compreender e se relacionar com o próximo.

Por ser quase um guia de como conquistar a mente, esse livro tornou-se um best-seller em alguns países e referência entre os livros de marketing. De fato, ele é útil para qualquer pessoa por conter informações úteis para a vida de uma maneira geral.

Para se aprofundar mais na temática de vendas, não deixe de descobrir quais são os melhores livros de vendas.

9. Influencer

Essencial para os profissionais que trabalham com redes sociais

INFLUENCER: Construindo sua marca pessoal na era das mídias sociais

  • Autora: Brittany Hennessy
  • Capa comum: 250 páginas
  • Editora: AlfaCon; 1ª edição (21 janeiro 2020)

Todo mundo sabe que para se tornar um bom influenciador digital a pessoa precisa ter muitos conhecimentos sobre o marketing, para assim “vender a sua imagem”.

Visto isso, esse livro é essencial principalmente para esse público porque mostra como ser visto e ouvido para conseguir alto índice de engajamento por parte dos seguidores.

10. Video Marketing

Um livro específico, essencial para quem trabalha com vídeo marketing

Video Marketing: como usar o domínio do vídeo nos canais digitais para turbinar o marketing de produtos, marcas e negócios

  • Autor: Jon Mowat
  • Capa comum: 336 páginas
  • Editora: Autêntica Business; 1ª edição (25 outubro 2018)

Encerramos nossa lista dos melhores livros de marketing com uma obra de Jon Mowat, CEO da Hurricane Media, uma das maiores empresas de vídeo marketing do mundo.

Nesse livro ele apresenta as principais informações sobre essa área e, mostra aos seus leitores como criar um planejamento estratégico para a produção desse tipo de mídia voltado ao cliente.

Nesse livro você vai conhecer muitos recursos e cases e, pode acessar todos eles online. Assim é possível colocar em prática a teoria contida na obra.

Isso é essencial para colocar esse recurso em prática em qualquer empresa. Após concluir a leitura, tenha a certeza de que você vai estar pronto para engajar clientes por meio desse recurso que ainda é pouco utilizado no marketing.

Livros Grátis de Marketing em PDF

Aproveitando a temática, gostaríamos de deixar uma lista de livros sobre marketing digital que estão sendo disponibilizados gratuitamente em PDF.

A lista com vários livros muito úteis e relevantes tanto para quem está começando a trabalhar com marketing quanto para quem quer se aprofundar ainda mais.

Ver Livros Grátis em PDF

Conclusão

Marketing é uma área do conhecimento que existe há muito tempo, mas que passou por transformações ao longo do tempo.

Junto com as mudanças, ela foi ganhando também maior visibilidade e mais aplicações. Então, nos últimos anos isso se tornou ainda mais importante com o advento do marketing digital.

Então, seja para profissionais, estudantes, professores ou empreendedores, os livros de marketing são leituras essenciais, que contribuem com o engajamento dos clientes e com os bons resultados dos negócios.

Sobre o Autor: Fernanda Campos de Medeiros

Bióloga mestre em biotecnologia e apaixonada pelas ciências médicas. Apesar da formação também ama ler e escrever sobre temas variados e por isso trabalha há mais de dois anos como redatora.

Deixe um comentário